quarta-feira, 30 de julho de 2014

Como organizar minha marmita?

Olá, pessoal!

Para fechar o dia, o meu post-chave com dicas de Organização das Marmitas. Muitas pessoas têm boa vontade e o desejo de iniciar um processo de Reeducação Alimentar, mas não sabe por onde começar e o que fazer. Nesses posts, AQUI e AQUI, eu dou dicas do que comprar no Supermercado, dou exemplos da minha dieta e conto um pouco da minha história de Reeducação Alimentar. 

Hoje, o objetivo é compartilhar a minha marmita de um expediente inteiro de trabalho, com 3 lanches e almoço.

TOQUE DE OURO: DIÁRIO ALIMENTAR 
Organização é a base de tudo! Toda dieta requer PLANEJAMENTO. 
No começo do meu processo de RA, minha nutricionista, Érica Chakon, orientava-me a ANOTAR tudo o que eu comia (juntamente com as quantidades e os horários), mesmo que fosse uma bala ou chiclete. 
Por isso, no começo, eu indico que você tenha um caderninho com seu DIÁRIO ALIMENTAR. 
Nele, você poderá planejar toda a sua alimentação, suas compras de mercado, receitas fit, metas de perda de peso, suas medidas, etc. 
Esse diário será seu companheiro!
Com o tempo, você estará tão familiarizado(a) com sua dieta que nem precisará mais do Diário. 
Fica dica! 


PLANO ALIMENTAR - MARMITA DO DIA


Plano Alimentar:
04h30 - Desjejum: Chá Feel Good + Bolachas de Arroz #glutenfree
07h00 - Lanche 1: Uvas Crimson + 1 colher de sopa de Iogurte Desnatado + Goji Berry e um fio de Mel
10h00 - Lanche 2: Crepe de Damasco com Ganache Funcional + Café com Adoçante Stevia
12h30 - Almoço: 3 colheres de sopa de arroz integral + frango assado + salada
15h00 - Lanche 3:  Bolo Fit de Maçã e Canela + Café com Adoçante Stevia
18h00 -  Pré-jantar: Snacks Fit (Tomate Cereja + Cenoura Baby e Pepino Japonês)

DETALHES DAS MARMITAS

Lanche 1 (7H00)
Um pouco de glicose antes de entrar em aula para dar energia! 
Uvas Crimson com 1 colher de sopa de Iogurte Desnatado sem Açúcar. 
Finalizei com um filetinho de mel e Goji Berry.

LANCHES 2, 3 e PRÉ-JANTAR 
Marmitas de Lanches
Um detalhe clássico das minhas marmitas fit são as tupperwares compartilhadas. 
Acho bem prático e costumo montar duas: uma para os lanches de todo o dia e outra para o almoço. 
Essa é a dos lanches. O plano é o seguinte:

LANCHE 2 (10H00)
Crepe Fit de Damasco com Ganache Funcional (receita AQUI)

LANCHE 3 (15H00)
Bolo Fit de Maçã com Canela (receita AQUI)

PRÉ-JANTAR (18H00)
Snacks Fit: Tomate Cereja, Cenoura Baby e Pepino Japonês. 


ALMOÇO (12H30)
Essa é a minha marmitinha do almoço!
  1. 3 colheres de Arroz 7 grãos com Coco e Castanhas de Caju (receita AQUI).
  2. Filé de Frango Assado - Sem segredo: passei os filés temperados no ovo e cobri-os com um mix de sementes (Gergelim Branco/Preto e Quinoa). Depois, levei ao forno para dourar.
  3. Salada de Agrião, Tomate Cereja e Pepino Japonês.

Essa frasqueira é minha fiel companheira. Carrego-a todos os dias para o trabalho! 

Essa rotina faz parte da minha vida há 1 ano e meio, por meio dela eliminei 10 quilos e criei novos hábitos. No começo tudo é mais difícil, mas, com o tempo, vira hábito e não sofremos mais. Costumo fazer as compras da semana no domingo e preparo tudo: lavo as verduras, cozinho os legumes, tempero as carnes magras, lavo/corto as frutas, etc.. Durante a semana, traço um plano mental da marmita do dia seguinte e monto como expliquei aqui hoje. Voilà!  

Espero que minhas dicas deem um norte para você que está começando esse processo. 

Boa sorte e conte comigo para o que precisar! 

Um beijo grande, 

Jana Soggia

Um comentário: